sexta-feira, 22 de março de 2013

Disfagia: Você sabe identificar os sintomas?




A disfagia é a dificuldade ou ausência da deglutição, ou seja, ato de engolir alimentos ou até mesmo a saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, por diversos motivos, mas costuma ser mais comum em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde.

Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou em alguns casos completamente as vias respiratórias. Esse desvio muitas vezes é facilitado pelo envelhecimento natural das estruturas miofuncionais envolvidas neste ato motor (lábios, língua, bochechas, palato mole, etc.).

Além do envelhecimento das estruturas, existem outras possibilidades para o surgimento deste transtorno: o acidente varcular cerebral (derrame), traumatismo craniano, doenças degenerativas (ex. Parkinson e Alzheimer), paralisia cerebral, câncer de cabeça e pescoço, próteses dentárias mau adaptadas, refluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de entubação.

É importante destacar que a disfagia, provoca problemas emocionais, isolamento social, desidratação, desnutrição, pneumonia e risco de  morte por asfixia.

Durante a alimentação existem sinais que podem estar indicando desconforto durante a alimentação. Fique atento a qualquer dos sinais abaixo:

Tosse

“Voz molhada”: é uma alteração na voz do paciente que indica secreção nas cordas vocais. É a voz que costuma ocorrer após o engasgo.

Dificuldades respiratórias: perder o fôlego, respirar mais profundamente, respiração ofegante, parada respiratória e pneumonia de repetição.

Sonolência: apresentada durante a alimentação. Fazendo com que o paciente modifique o seu grau de atenção.

Sudorese: suor intenso durante a alimentação.

Perda de Peso

Dor ao engolir. 


O fonoaudiólogo é o profissional que atua na reabilitação da disfagia. Após o diagnóstico ocorre o tratamento que é fundamental e evita complicações respiratórias, nutricionais, internações prolongadas, inclusive diminui a exposição a infecções hospitalares.


Causas:
As causas da disfagia são complexas mas abaixo citaremos algumas prováveis:
Acidente vascular encefálico
Paralisia cerebral
Traumatismo crânio encefálico
Câncer de laringe
Tumor cerebral
Esclerose lateral amiotrófica
Esclerose múltipla
Alzheimer
Parkinson
Distrofias neuro musculares
Durante recuperação pós cirúrgica

Ao perceber esses sinais ou,então, outros que não são comuns, informe seu médico e o fonoaudiólogo. Na presença de qualquer dúvida, ou qualquer acontecimento que não julgue normal, o fonoaudiólogo deverá ser informado e questionado.




0 comentários:

Postar um comentário

 
;