sábado, 30 de março de 2013

AUTISMO


         

       O autismo não é uma doença, mas sim um distúrbio de desenvolvimento complexo, que é definido de um ponto de vista comportamental, que apresenta etiologias múltiplas e que se caracteriza por graus variados de gravidade. Durante as manifestações clínicas dos diferentes quadros é possível observar a influência de fatores associados que não necessariamente fazem parte das características principais do autismo. Entre eles cita-se como de grande importância a habilidade cognitiva.
          Comportamentos que definem o autismo incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e esteriotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Segundo Lorna Wing (Wing & Gould,1979), a partir de uma investigação feita em Camberwell, a tríade de perturbações no autismomanifesta-se em três domínios: social, linguagem e comunicação, pensamento e comportamento. 
                As dificuldades na interação social em criança autista pode se manifestar:
·         Isolamento ou comportamento social impróprio
·         Pobre contato visual
·         Dificuldade de participar de atividades de grupo
·         Indiferença afetiva ou demonstração inapropriada de afeto
·         Falta de empatia social e emocional
Com o passar dos anos muito dos sintomas podem se tornar mais suaves.
 A comunicação pode apresentar diferentes graus de dificuldades, tanto na habilidade verbal quanto na não-verbal. 
·     Algumas podem apresentar uma linguagem  imatura caracterizada por jargão, ecolalia, reversões de pronome, prosódia anormal, entonação monótona, etc.
·         Dificuldade em iniciar ou manter uma conversa apropriada
Domínio do pensamento e do comportamento:
·         Rigidez do pensamento e do comportamento
·         Fraca imaginação social
·         Dependências em rotinas
Alguns adquirem habilidades verbais , mas apresentam déficits persistentes em estabelecer conversação, por falta de reciprocidade. Uma característica é a dificuldade em compreender aspectos abstratos da comunicação, como sutilezas de linguagem, piadas ou sacarmos,  interpretar a linguagem corporal ou expressões faciais.
O autista, com seus padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, tem resistência a mudanças, insistência em determinadas rotinas, apego excessivo a objetos específicos e fascínio com o movimento de peças, principalmente com movimentos de rotação. Muitas vezes, crianças autistas que parecem estar brincando se preocupam mais em alinhar ou manusear os brinquedos do que em usá-los para sua finalidade simbólica.

DIAGNÓSTICO
                Os critérios atualmente utilizados para diagnostica autismo são aqueles descritos no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV).


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